segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Fazendo Massinha na Escola

Como nutricionista que trabalha em Centro de Educação Infantil, preciso sempre estar pensando como apresentar as frutas e motivar o seu consumo, nessa atividade fizemos massinhas caseira, antes do lanchinho da tarde! Só fizemos duas cores, vermelha e verde, só utilizei produtos caseiros, como farinha de trigo, sal, vinagre, água e corante alimentar, foi um sucesso. Fiz uma rodinha na sala com as crianças perto de mim e fui apresentando todos os ingredientes para eles, alguns até experimentaram a farinha com o dedinho. Sempre acho interessante deixar as crianças pegar os ingredientes, já que eles são sempre muito muito curiosos hehe e assim também trabalho textura e sabor de brinde! Então fui misturando os ingredientes perto deles até chegar na textura que eu queria e depois fui distruibuindo nas mãos deles. Foi uma delícia.. eles aproveitaram bastante nossa atividade! Só um detalhe as mão ficam coloridas, pois o corante solta uma pouco, mas nada que água e sabão após atividade não resolva! A massinha é comestivel, mas claro que eu combino com eles que não é para comer, porém se acontecer algum acidente já sei que não vai fazer mal.
Do mesmo modo que fiz com as crianças na escola, também pode fazer em casa com a criança, geralmente toda criança gosta muito de brincar de massinha e dá para trabalhar muita coisa com eles fazendo a massinha.
A receita é fácil

Ingredientes:
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de vinagre
1 colher de sopa de óleo
1/2 xícara de sal
200ml ou 250mls de água aproximadamente (é aos poucos que se coloca, até achar o ponto da massa).
Corantes alimentícios líquido utilizamos o vermelho e verde, desse que tem no mercado ou casas de produtos alimentares. Mas claro, você pode utilizar a cor que desejar.

Modo de preparo:
Primeiro misture a farinha e o sal, misture bem esses dois com as mães, em seguida coloque a colher de óleo e vinagre e já pode ir colocando a água, mas é aos poucos!! Só assim você vai sentir o ponto da massa, que é quando ele não gruda mais na mão e massa fica lisa! Depois disso é só ir acrescentando o conrante, se você desejar, aqui pode dividir a massa e fazer duas cores, ou mais!
Vá colocando o corante e misturando bem a massa, coloque até o ponto que desejar a cor!


É simples assim!

Se fizer ai, me conte!
: -)


Toddynho - Diga não!


Parece inofensivo, mas não é!
Supermercados estão recebendo um ofício determinando o recolhimento de um lote de Toddynho. O motivo? É a suspeita de intoxicação exógena, que seria a contaminação por substância química, os consumidores perceberam a alteração no sabor e odor do produto, além de sensação de ardência na boca e náuseas após consumo! Lembrando que esse produto é praticamente destinado a crianças e adolescente, é inaceitável o que aconteceu!
E não para por ai.. o rótulo nutricional desse produto também não é nada agradável. Possui 29g de açúcar em uma unidade de 200ml que é absurdamente alto, ou seja é um produto altamente calórico - de calórias vazia! Além de possuir muitos aditivos químicos!
Me lembro até hoje de quando criança, ter passado muito mal ao tomar um copo desses achocolatados prontos de 1 litro, quando a minha mãe despejou o conteúdo em uma garrafa por desconfiar do que estava dentro, nós tivemos um susto e tanto.. o produto estava com bolor no fundo da embalagem, depois disso, nunca mais entrou em casa! Muito cuidado com a praticidade de oferecer um achocolatado pronto ao seu filho..além de ser um produto altamente calórico, não trás benefícios nenhum a saúde muito pelo contrário, ele pode contribuir com o excesso de peso!
Você pode utilizar cacau em pó para fazer o leite, esse produto é encontrado em casas de produtos naturais ou mercados municipais! O cacau é chocolate de verdade e pode ser adicionado aos poucos no leite! É um alimento altamente saudável, por ser rico em polifenois contribui para a saúde do coração! Diga não aos achocolatados industrializados!!

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Semana Mundial do Aleitamento Materno - Leite fraco



Semana Mundial do Aleitamento Materno!

Para começar bem a nossa semana, gostaria de dar os parabéns para as mães que amamentam seus bebês! Sabemos que essa tarefa não é fácil e exige muita dedicação e informação! Também gostaria de parabenizar todas as mães que tentaram e que de alguma forma não tiveram sucesso.. todo meu apoio a vocês, e vamos tentar sempre melhorar a amamentação, a ajuda de um profissional da área da saúde é extremamente importante e juntas somos mais forte!
 

A pergunta mais ouço: Meu leite é fraco? 

 

Não! O leite nunca é fraco.. isso é comprovado cientificamente! A mãe natureza é muita sábia, nos deu o dom de produzir leite e amamentar nossas crias! O que causa essa preocupação é a aparência do leite, mas isso muda conforme a fase da amamentação, nos primeiros dias o leite é geralmente em pequena quantidade e se chama: Colostro é um leite concentrado, nutritivo e com muitos anticorpos. É a primeira vacina do bebê!! No começo da vida é muito importante que ele receba o colostro a toda hora. Além de dar proteção, ajuda a treinar o jeito de mamar. Com o passar do tempo, o peito produz um leite adequado às necessidades e à idade do bebê, mudando de aparência conforme a duração da mamada. No início ele é mais aguado e ao final da mamada é mais gorduroso.