A alimentação do bebê, deve ser feita a base de leite (da mãe de preferência) ou fórmula artificial até no mínimo o 1 ano de vida do bebê. E também pode ser incluídas frutas, verduras, cereais, leguminosas a partir do 6 mês de vida na alimentação complementar. Tudo isso gradualmente bem gradualmente.. Sempre optar por começar somente com as frutas e depois com a evolução ir para as verdurinhas, cereais, carnes e leguminosas! É um processo lento e que deve ser respeitado!
As frutas devem ser preferencialmente oferecidas cruas em sua forma in natura, pois assim os nutrientes e fibras estão mais preservados!
Hoje a papinha é de purê de maça, simples e fácil. Mas exige uma preparação!
Essa papinha fizemos na escola, para ser oferecida aos bebês do berçário, por isso foi feita em uma quantidade maior. Vou colocar a receita suficiente para 1 bebê.
Essa papinha é sucesso nesses dias de calor, colocamos um pouquinho na geladeira, só para sair da temperatura ambiente. Os bebês adoram, pois acaba sendo refrescante.
Segue a receita
Ingredientes:
2 maçãs
1 colher de chá de aveia em flocos finos
Modo de preparo:
Colocar 1 maçã para ferver na água, por 15 minutos, ou até a casca se partir.
Tire a maçã da água, espere esfriar um pouco. Retire a casca e também as sementes, corte em pedaços e coloque no liquidificador. A outra maçã (crua) você pode optar por descascar ou não (esse eu optei) e retire as sementes.
Bata no liquidificador e acrescente aveia. Esta pronta.
No lugar da aveia você também pode optar por linhaça, chia, amaranto ou qualquer fibra que desejar!
Por ser manipulada, a papinha tem validade somente do dia!
Você também pode variar as frutas como pera, mamão e banana!
Lembrando: é importante não acrescentar açúcar, pois as crianças estão em fase de descobrir o seu paladar por isso, é importante deixar os alimentos ao sabor natural a maçã só tem gosto de maçã sendo somente ela!
Não adicione açúcar as papas dos bebês ou mamadeiras isso é prejudicial!
As papinhas devem ser oferecidas sem bater no liquidificador, essa papinha é uma exceção para mudar a textura dos alimentos e deve ser oferecida esporadicamente!
Espero que faça sucesso ai também!