sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Inhame, o poderoso!


Ele não é bonito de se ver, não é famoso mas tem o seu valor nutricional!
O inhame ainda é pouco conhecido e deveria fazer parte da sua alimentação! Se ainda não faz, que tal experimentar? O gosto, claro é pessoal, mas eu digo é bom sim!
O inhame pode ser usado de diversas maneiras como: purê, assado, refogado, chips e cozido, além de ser útil no preparo de sopas, bolos e pães. E claro aqui vale a criatividade de incrementar o inhame no dia a dia!


Aqui vão alguns motivos para se comer inhame.

O inhame tem um elevado valor calórico, é rico em proteínas e elementos como o fósforo e potássio, ainda por cima apresenta uma grande quantidade de vitaminas do complexo B, além disso, o inhame é reconhecido pela medicina popular por ter propriedades medicinais de detoxificação, ação depurativa, anti-beriberi, entre outras! 
 
O inhame então pode ser considerado como um alimento funcional, pelo seu teor de minerais e vitaminas assim como pelo seu conteúdo de fitoquímicos como antocianinas, saponinas, polifenóis e teor de fibras.
Uma das suas propriedades nutricionais é melhorar o funcionamento do sistema imunológico e a qualidade do sangue! 
E isso é ótimo para os bebês que estão na alimentação complementar. Aqui o consumo deve ser 1x na semana.

Outro poder do inhame, pouco conhecido é a sua relação com a fertilidade!

Primeiro porque ele é rico em vitaminas do complexo B, e a deficiência dessas vitaminas já podem dificultar o processo de engravidar. Segundo que o inhame tem fitoestrogênios que aumentam a ação das gonadotrofinas, o que resulta em uma quantidade maior de folículos produzidos pelos ovários, melhorando a chance de gravidez. O consumo para isso deve-ser em relação aos dias do ciclo, de preferência antes da ovulação.

Para as mamães que estão amamentando, o consumo deve ser  muito moderado!

Inhame, motivos não faltam para agradar!