segunda-feira, 28 de abril de 2014

Receitinha de Biscoito de fubá com iogurte!


Essa receita foi adaptada de uma outra receita.
Explico: em uma das escolas que trabalho, levei muitas receitas de biscoitos caseiros! Eu não gosto de biscoitos industrializados principalmente para crianças (não gosto de estar oferecendo produtos industrializados) e quando eu sei que a cozinheira gosta de fazer na própria escola, eu aproveito e peço para ela fazer somente biscoitos caseiros! E dá muito certo, as crianças gostam muito! E a cozinheira adaptou uma das receitas para essa aqui que foi sucesso! 

Quer inovar na sua casa com uma receita de biscoito muito saboroso?
 Então anota ai os ingredientes e mão na massa!




Ingredientes: 
2 xícaras de farinha de trigo (pode ser integral)
1 xícara de fubá
1 1/2  xícara de açúcar demerara
2 ovos
2 colheres de sopa rasa de manteiga
1 copo de iogurte natural integral
1 colher de café de fermento

Modo de preparo:
Em uma bacia colocar o açúcar, ovos, manteiga e iogurte mexer até ficar um creme, depois ir acrescentando os secos (farinha de trigo e fubá) e por último acrescentar o fermento. A massa fica meio mole essa é a sua consistência (não espere ela ficar durinha) você pode pegar com um colher e ir colocando na assadeira o formato que desejar. Colocar em forno pré aquecido e assar por 20 minutos em potencia média.

Esperar servir, fica uma delícia!

Quem fizer, depois quero saber como ficou :)

sábado, 26 de abril de 2014

Meu bebê Gourmet!


Alguns estudos revelam que crianças que são alimentadas com alimentação branda ou alimentos sem sabor são crianças mais propensas a ter problemas com o peso. Ao contrário de uma alimentação com alimentos mais coloridos. A comida para bebê feita em casa é cheia de sabor, deliciosa, fresca e saudável e além disso podemos estar acrescentando acrescentando ervas e especiarias pois são uma ótima maneira de melhorar este sabor.




Segue algumas dicas sobre como alimentar seu bebê que pode ir de simples a um deleite culinário! :


*Introduzir ervas e especiarias entre os 8-10 meses. Mantê-lo simples para os primeiros meses.
*Adicione ervas e especiarias na etapa de cozimento. É melhor para misturar-se aos sabores na culinária e tornar-se mais sutil.
*Não polvilhe ervas e especiarias na comida antes de servir. O sabor assim será muito forte.
*De pouquinho vai ao longo caminho! Use ervas e especiarias com moderação. Como regra geral , adicione uma pontinha colher de café de tempero .
*Adicione ervas e especiarias apenas aos alimentos que você já tenha ofertado ao seu bebé. *Lembre-se da regra “um de cada vez”, essa regra serve para garantir que todas as alergias alimentares são detectados precocemente .
*Evite açúcar e sal. Há escolhas mais saudáveis e saborosas para adicionar aos alimentos do seu bebê.


Temperos, Ervas e Especiarias para seu bebê:

-Canela
-Hortelã
-Noz-moscada
-Orégano
-Salsinha e Cebolinha
-Alho
-Cebola
-Limão ou raspas de laranja
-tomilho
-manjerona
-manjericão

Nada melhor do que ter uma horta em casa, mesmo que pequena, nada se compara ao gosto de ervas frescas! Se tiver um espacinho na sua casa ou apartamento, utilize! Alguns vasos ou até mesmo garrafas pet podem ser utilizadas para esse fim! Caso não seja possível der preferência para comprar fresco (se possível orgânico). Aqui em Curitiba no Mercado Municipal encontramos várias opções para comprar, caso seja de outra cidade procure em Mercados Municipais, estes geralmente oferecem boas opções para você encontrar o que precisa! Cuidado se for comprar industrializado, algumas marcas utilizam conservantes e até mesmo o sódio e também não sabemos o processo de armazenamento, por isso não recomendo. Caso queria comprar industrializado pesquise uma marca que seja de confiança.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Coelho da páscoa

A páscoa está chegando e resolvi trabalhar nas escolas com as crianças a importância de se alimentar bem! Aproveitando o coelhinho da páscoa que adora comer cenoura, trabalhei atividade de educação nutricional com coelho e a cenoura através de teatrinho lúdico!
Aproveitando o teatrinho, trabalhei a textura e aceitabilidade da cenoura com as crianças, através de degustação, ou seja eles experimentaram cenoura crua, cozida e ralada e depois nos discutimos qual era o modo que mais agradava o paladar deles!
 Essa semana dando continuidade a atividade de educação nutricional, realizamos uma oficina culinária de bolo de cenoura e de lembrancinha da páscoa foi feito um cupcake de cenoura enfeitado com coelhinho e bilhetinho! As crianças adoraram! E o resultado, estão comendo melhor as cenourinhas das saladinhas, nos lanches e patês!

quinta-feira, 10 de abril de 2014

5 comentários que você nunca deve dizer ao seu filho sobre alimentos!


Incentivar as crianças a comer de forma mais saudável é trabalho árduo! Mas o que você anda dizendo para seus filhos? É importante pensar de como nossos comentários até mesmo os mais bem intencionados podem ser interpretados de maneira negativa e desestimular o seus filhos a comer!

 Os 5 comentários mais comuns sobre alimentos.





  1. "Veja, seu ( irmã, irmão, primo, amigo) está comendo e por que você não? "

    Tradução: "Ele / ela é um exemplo melhor do que eu ."

    A melhor coisa a dizer : "Eu sei que você vai chegar lá, filho (a). Eu sei que leva algum tempinho, mas vamos fazer um esforço e experimentar esse alimento e quem sabe você não vai gostar? ”

    Justificativa: Em vez de sentimentos de inferioridade a criança tem a confiança de que pode e vai gostar da comida em seu próprio tempo.

    2 "Você gostava de melancia e agora você não gosta mais. Você está muito exigente!"

    Tradução: "Eu sou exigente na hora de comer"

    A melhor coisa a fazer: Não chamar a atenção para o fato de comer de forma seletiva. Em vez disso, faça uma experiência agradável com um outro alimento.

    Justificativa: Evite rotular as crianças como “exigente” “
    seletivo” como esta é uma fase normal do desenvolvimento e o rótulo tende a ficar.


    3 . "Você não comeu o suficiente. Dê mais algumas mordidas e então você poderá sair da mesa.

    Tradução: "Mãe / pai / prato vazio ( sinais externos ) eles não entende que estou saciado/satisfeito e preciso continuar comendo”

    A melhor coisa a dizer: "Certifique-se de que você já comeu o suficiente, pois a próxima refeição será até (café da manhã , almoço, jantar , hora do lanche) ."

    Justificativa: Quando as crianças são responsáveis por quanto comer, eles aprendem a moderar a fome (dica: às vezes os erros têm de ser feitos).


    4
    . "Coma isso, é bom para você."
     
    Tradução: "O gosto é ruim. "

    A melhor coisa a dizer: "Este alimento tem o gosto muito bom e é semelhante ao X alimento que você gosta."

    Justificativa: As regras sobre gostos e preferências alimentares das crianças e eles se beneficiam quando tem uma informação sobre um novo alimento.


    5
    . " Você não gosta de que tem para a janta? Quer que eu te faça outra coisa? "

    Tradução: "Eu nunca mais preciso me aventurar com os alimentos porque a mãe/pai vão sempre sempre minhas comidas favoritas!"

    A melhor coisa a dizer: "Todos nós vamos ter a mesma refeição para o jantar, às vezes você tem suas noites favoritas e outras vezes é de alguém."

    Justificativa: Comer refeições juntos ensinam as crianças que comer é um assunto de família e isso vai incentiva -los a aceitar uma ampla variedade de alimentos ao longo do tempo.

    Nunca subestime o poder que suas palavras tem principalmente quando se trata de crianças e comida! 

     

domingo, 6 de abril de 2014

O toque é tão importante quanto comer e domir!


O que pode ser mais importante para a saúde infantil? 



Comer, Domir e ...Ganhar massagem!

A massagem do bebê pode parecer para alguns algo supérfluo ou bobo, mas pude observar que a sua popularidade está crescendo no Brasil, além disso a massagem é algo milenar e realmente praticado por muitas culturas ao redor do mundo!
E de fato a massagem no bebê tem benefícios significativos para a saúde? Sim e você pode se surpreender com a diferença que faz! Na verdade, o toque tem um papel muito mais importante no desenvolvimento humano do que os cientistas haviam imaginado.

Considere os seguintes fatos :

A pele é de longe o maior de todos os nossos órgãos dos sentidos.
E desenvolve-se cedo no útero – por volta de 8 semanas, quando o feto é menor que uma polegada de comprimento, o sentido do tato já é altamente desenvolvido, antes que haja olhos ou ouvidos!

Entre o pulsar do líquido amniótico, a contratação, a expansão das paredes do útero, o ambiente uterino é um espaço de massagem constante.

Quando um bebê nasce, sua visão ainda está embaçada , mas o toque é uma forma primária do bebê poder interagir com o mundo para os primeiros meses.

Apenas a partir destes fatos biológicos básicos, torna-se mais claro que o toque deve ser importante para o desenvolvimento infantil. Mas, até que ponto?
Aqui está um instantâneo dos benefícios médicos e pesquisadores que descobriram ao longo dos anos .

- Em 1986 . Dr. Tiffany Fieldand seus colegas deram prematuros uma massagem de 15 minutos, três vezes por dia , durante dez dias, resultando em 21-47 % maior ganho de peso do que o tratamento padrão sozinho. Essas crianças também tiveram alta seis dias antes , em média, do que as crianças controle, economizando cerca de $10.000 em custos hospitalares por criança. Desde então, eles também descobriram :

* Os bebês que experimentaram a massagem terapêutica chorão menos e tinham níveis mais baixos de cortisol, sugerindo menor stress.
* As mães que fazem mais massagem infantil/ tocam mais seus bebês tem menores níveis de depressão, pois, parecem ser mais sensíveis aos sinais do seu bebê e os bebês são mais sensíveis à mãe por todos três primeiros meses.
* Estimulação do toque pode afetar positivamente o desenvolvimento fisiológico, comportamental e social entre as crianças .
* As crianças com eczema que receberam massagens diárias de seus pais percebe-se que os sintomas diminuem.

- Dr. Kathryn Barnard da Universidade de Washington descobriu que crianças que foram massageadas, tiveram desenvolvimento cognitivo superior

Uma pesquisa feita por Theodore Wacks , psicólogo da Purdue , mostrou que as crianças que tiveram mais contato pele -a-pele tinha uma vantagem no desenvolvimento mental, nos primeiros seis meses de vida.

Vamos pensar que o beneficio também está no ato de tocar o bebê e a massagem é um tipo de contato, porém o toque pele a pele também é muito valido!

Os benefícios do toque para saúde infantil, acontecem em praticamente todos os sistemas do corpo como: sistema nervoso, sistema circulatório, sistema digestivo, sistema respiratório e endócrino.
E não para por ai o benefícios não são apenas para os bebês... Você provavelmente pode adivinhar que os pais dormem melhor quando os bebês dormem melhor, pois um bebê que recebe toque/massagem fica mais relaxado e isso reduz os níveis de estres dos pais também!

E o toque e a massagem são tão válidos que um ótimo exemplo é a cólica do bebê.
A nossa sociedade custa muito a reconhecer que os bebês precisam de colo, contato, afeto; que precisam da mãe. É preferível qualquer outra explicação para cólica do bebê: como a imaturidade do intestino, o sistema nervoso... Prefere-se pensar que o bebê está doente, que precisa de remédios.
Há algumas décadas, as farmácias espanholas vendiam medicamentos para cólicas que continham barbitúricos (se fazia efeito, claro, o bebê caía duro). Outros preferem as ervas e chás, os remédios homeopáticos. Todos os tratamentos de que tenho notícia têm algo em comum: tem de tocar no bebê para dá-lo. O bebê está no berço chorando - a mãe o pega no colo, dá camomila e o bebê se cala. Teria se acalmado mesmo sem camomila, com o peito, ou somente com o colo. Se, ao contrário, inventassem um aparelho eletrônico para administrar camomila, ativado pelo som do choro do bebê, uma microcâmera que filmasse o berço, um administrador que identificasse a boca aberta e controlasse uma seringa que lançasse um jato de camomila direto na boca... Acredita que o bebê se acalmaria desse modo? Não é a camomila, não é o remédio homeopático! É o colo da mãe que cura a cólica, o toque e a massagem se mostram intimamente ligados ao efeito da diminuição da cólica no bebê!

Não existe nenhuma doença mental causada por um excesso de colo, de carinho, de afagos, de maior contato pele a pele com o bebê... Não há ninguém na prisão, ou no hospício, porque recebeu colo demais, porque ganhou massagens de mais ou porque cantaram canções de ninar demais para ele..
No mundo agitado de hoje, tudo é muito comum para os pais para dar a uma criança uma chupeta ou colocá-los na frente de uma tela de vídeo para mantê-los calmos e tranquilos. Mas, aqueles momentos convenientes de calma pode ter impactos sutis sobre o desenvolvimento do seu filho. Tire um tempo para desacelerar. Tire um tempo para tocar. Tire um tempo para cuidar. Eles não são bebês por muito tempo e seu investimento de tempo e de toque é um investimento de valor inestimável na sua saúde e bem-estar seu e do bebê!



Aqui alguns exemplos que podem estimular vocês:

Massagem Shantala para bebês: https://www.youtube.com/watch?v=sat7DKCo-bE
Massagem Toque de Borboleta: https://www.youtube.com/watch?v=Ol0yW_U0gvg


Fontes: Do livro Un regalo para toda la vida- Guía de la lactancia materna - Carlos González
Kim Walls, M.S,- Episencial and the creator of the Epicuren Baby skincare products.

sábado, 5 de abril de 2014

Dicas para alimentar sua criança!


Seu bebê já tem 1 aninho? Como está alimentação ai na sua casa?

A partir de 1 ano a criança já pode comer tudo que família come, porém, todo cuidado é pouco e isso não significa que a criança realmente deve comer tudo o que você come! E isso também não é motivo para não tentar continuar a alimentar seu bebê com alimentos mais saudáveis e naturais possíveis! 

E claro, devemos ficar longe de alimentos que são muito salgados, picantes, açucarados, gordurosos e principalmente alimentos muito industrializados!




Segue algumas dicas para continuar incentivando a criança a experimentar novos alimentos e com boa vontade!

* Coloque pequenas quantidades de alimentos e bem organizados em seu prato. Um prato muito cheio não é atrativo para uma criança.

* Cortar alimentos de maneira que fiquem fáceis de comer em pedaços. Faça refeições saudáveis usando ideias de decoração.

* Deixe a criança envolvida. Pense em maneiras fáceis que o seu bebê pode ser incluído na preparação de alimentos..por exemplo: pedir para a criança despejar feijão em uma tigela antes de colocá-los no fogão, ajudar a escolher a salada da refeição e porque não tentar dar um alface na mãozinha e ver se a criança poderia rasgar ou até mesmo colocar pedaços de cenouras em seu prato? O contato com o alimento pode estimular a vontade de comer!

* Manter a oferta de novos alimentos, mas não se ofenda por recusas! A hora da refeição deve ser o mais livre de stress para vocês. Se não foi hoje, tente daqui uma semana novamente!

* Em quanto a criança está comendo, deixe-a se concentrar. Não deixe que ela se distraia com a TV ou outras diversões. Tente usar as refeições para se conectar com o seu bebê e você se concentrar nele.

* Troque a comida, deixe o seu bebê colocar pedaço de alimentos na sua boca, o contato físico vai estimular o interesse dele, ver você comendo a mesma comida funciona muito bem!