domingo, 6 de abril de 2014

O toque é tão importante quanto comer e domir!


O que pode ser mais importante para a saúde infantil? 



Comer, Domir e ...Ganhar massagem!

A massagem do bebê pode parecer para alguns algo supérfluo ou bobo, mas pude observar que a sua popularidade está crescendo no Brasil, além disso a massagem é algo milenar e realmente praticado por muitas culturas ao redor do mundo!
E de fato a massagem no bebê tem benefícios significativos para a saúde? Sim e você pode se surpreender com a diferença que faz! Na verdade, o toque tem um papel muito mais importante no desenvolvimento humano do que os cientistas haviam imaginado.

Considere os seguintes fatos :

A pele é de longe o maior de todos os nossos órgãos dos sentidos.
E desenvolve-se cedo no útero – por volta de 8 semanas, quando o feto é menor que uma polegada de comprimento, o sentido do tato já é altamente desenvolvido, antes que haja olhos ou ouvidos!

Entre o pulsar do líquido amniótico, a contratação, a expansão das paredes do útero, o ambiente uterino é um espaço de massagem constante.

Quando um bebê nasce, sua visão ainda está embaçada , mas o toque é uma forma primária do bebê poder interagir com o mundo para os primeiros meses.

Apenas a partir destes fatos biológicos básicos, torna-se mais claro que o toque deve ser importante para o desenvolvimento infantil. Mas, até que ponto?
Aqui está um instantâneo dos benefícios médicos e pesquisadores que descobriram ao longo dos anos .

- Em 1986 . Dr. Tiffany Fieldand seus colegas deram prematuros uma massagem de 15 minutos, três vezes por dia , durante dez dias, resultando em 21-47 % maior ganho de peso do que o tratamento padrão sozinho. Essas crianças também tiveram alta seis dias antes , em média, do que as crianças controle, economizando cerca de $10.000 em custos hospitalares por criança. Desde então, eles também descobriram :

* Os bebês que experimentaram a massagem terapêutica chorão menos e tinham níveis mais baixos de cortisol, sugerindo menor stress.
* As mães que fazem mais massagem infantil/ tocam mais seus bebês tem menores níveis de depressão, pois, parecem ser mais sensíveis aos sinais do seu bebê e os bebês são mais sensíveis à mãe por todos três primeiros meses.
* Estimulação do toque pode afetar positivamente o desenvolvimento fisiológico, comportamental e social entre as crianças .
* As crianças com eczema que receberam massagens diárias de seus pais percebe-se que os sintomas diminuem.

- Dr. Kathryn Barnard da Universidade de Washington descobriu que crianças que foram massageadas, tiveram desenvolvimento cognitivo superior

Uma pesquisa feita por Theodore Wacks , psicólogo da Purdue , mostrou que as crianças que tiveram mais contato pele -a-pele tinha uma vantagem no desenvolvimento mental, nos primeiros seis meses de vida.

Vamos pensar que o beneficio também está no ato de tocar o bebê e a massagem é um tipo de contato, porém o toque pele a pele também é muito valido!

Os benefícios do toque para saúde infantil, acontecem em praticamente todos os sistemas do corpo como: sistema nervoso, sistema circulatório, sistema digestivo, sistema respiratório e endócrino.
E não para por ai o benefícios não são apenas para os bebês... Você provavelmente pode adivinhar que os pais dormem melhor quando os bebês dormem melhor, pois um bebê que recebe toque/massagem fica mais relaxado e isso reduz os níveis de estres dos pais também!

E o toque e a massagem são tão válidos que um ótimo exemplo é a cólica do bebê.
A nossa sociedade custa muito a reconhecer que os bebês precisam de colo, contato, afeto; que precisam da mãe. É preferível qualquer outra explicação para cólica do bebê: como a imaturidade do intestino, o sistema nervoso... Prefere-se pensar que o bebê está doente, que precisa de remédios.
Há algumas décadas, as farmácias espanholas vendiam medicamentos para cólicas que continham barbitúricos (se fazia efeito, claro, o bebê caía duro). Outros preferem as ervas e chás, os remédios homeopáticos. Todos os tratamentos de que tenho notícia têm algo em comum: tem de tocar no bebê para dá-lo. O bebê está no berço chorando - a mãe o pega no colo, dá camomila e o bebê se cala. Teria se acalmado mesmo sem camomila, com o peito, ou somente com o colo. Se, ao contrário, inventassem um aparelho eletrônico para administrar camomila, ativado pelo som do choro do bebê, uma microcâmera que filmasse o berço, um administrador que identificasse a boca aberta e controlasse uma seringa que lançasse um jato de camomila direto na boca... Acredita que o bebê se acalmaria desse modo? Não é a camomila, não é o remédio homeopático! É o colo da mãe que cura a cólica, o toque e a massagem se mostram intimamente ligados ao efeito da diminuição da cólica no bebê!

Não existe nenhuma doença mental causada por um excesso de colo, de carinho, de afagos, de maior contato pele a pele com o bebê... Não há ninguém na prisão, ou no hospício, porque recebeu colo demais, porque ganhou massagens de mais ou porque cantaram canções de ninar demais para ele..
No mundo agitado de hoje, tudo é muito comum para os pais para dar a uma criança uma chupeta ou colocá-los na frente de uma tela de vídeo para mantê-los calmos e tranquilos. Mas, aqueles momentos convenientes de calma pode ter impactos sutis sobre o desenvolvimento do seu filho. Tire um tempo para desacelerar. Tire um tempo para tocar. Tire um tempo para cuidar. Eles não são bebês por muito tempo e seu investimento de tempo e de toque é um investimento de valor inestimável na sua saúde e bem-estar seu e do bebê!



Aqui alguns exemplos que podem estimular vocês:

Massagem Shantala para bebês: https://www.youtube.com/watch?v=sat7DKCo-bE
Massagem Toque de Borboleta: https://www.youtube.com/watch?v=Ol0yW_U0gvg


Fontes: Do livro Un regalo para toda la vida- Guía de la lactancia materna - Carlos González
Kim Walls, M.S,- Episencial and the creator of the Epicuren Baby skincare products.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado por comentar!
O seu comentário será avaliado pela moderação e deve ser publicado em breve.