sexta-feira, 14 de março de 2014

5 razões para esperar até 1 ano para oferecer sucos


Suco na Alimentação Complementar do bebê

Os sucos parecem ser tão saudáveis não é? E quando pensamos em sucos feitos de frutas frescas e porque não oferecer para o bebê?


1- Indice Glicemico x Carga Glicemica: O suco de fruta, leva mais frutas do que regularmente ingeridas em seu estado in natura (inteira) e isso aumenta a quantidade de açúcar liberada na corrente sanguínea (glicemia) esse pico de glicemia, faz um aumento no nosso Indice Glicemico (IG) e Carga Glicemica (CG) que pode provocar uma liberação maior da insulina.

2- Diabetes tipo 2: Alimentos que elevam nossa taxa de glicose rapidamente no sangue ou seja consumo de alimentos contendo alta CG ao longo do tempo, pode estar associado ao aumento do risco para o desenvolvimento de diabetes tipo 2, papel esse que o suco faz muito bem!

3- Espaço: O bebê tem uma capacidade gástrica pequena e o suco ocupa o espaço de outros alimentos que podem ser mais nutritivos, como frutas in natura e vegetais, mas principalmente ocupa o espaço do leite materno ou leite artificial.

4- Não tem fibras: Quando exprimido/batido/centrifugado o suco deixa boa parte ou parte total das suas fibras no eletrodoméstico (mesmo fazendo de forma manual, as fibras são quebradas) e as fibras exercem papel fundamental na nossa saúde e são essenciais para o bom funcionamento do intestino e também são responsáveis por manter baixo o índice glicêmico.

5 - Perdem boa parte das vitaminas: Algumas vitaminas são sensíveis a todo esse processo de centrifugar/liquidificar/peneirar e podem diminuir ou ser oxidadas

Após o primeiro ano de vida, o suco não está totalmente liberado a Academia Americana de Pediatria faz recomendações em relação a quantidade oferecida para criança:

1 ano até 6 anos – no máximo de 120 a 180 ml ao dia
7 anos até 8 anos – no máximo de 240 a 360 ml ao dia.

Só para lembrar, estou me referindo a sucos naturais, feito com frutas ou vegetais, sucos industrializados tipo néctar ou pó também não devem ser oferecidos, pois além de não ter quase nada de frutas ainda tem altíssimas quantidades de açúcar!

 Vamos oferecer somente frutas no seu estado natural, são mais nutritivas e o bebê pode conhecer também a sua textura, cheiro e ser estimulado pela sua visão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado por comentar!
O seu comentário será avaliado pela moderação e deve ser publicado em breve.