domingo, 23 de março de 2014

Sobre Mamadeiras com Cereais


Coloca Cereal Nessa Mamadeira!


Você já deve ter escutada essa frase de amigos, mães, pais, sogras, tios, etc..., poia a lista de pitaqueiros vai longe!

“Para o seu bebê dormir melhor, coloque um pouco de cereal na mamadeira dele, vai dormir a noite toda e você vai poder descansar.”

“Ela vai ter um sono mais tranquilo.”

“Nossa, seu bebê está muito magrinho, acho que não está se alimentando bem. Coloque um pouco de cereal na mamadeira que você vai ver como daqui a pouco engorda e fica bonito.”

"Seu filho quer ficar na mamadeira o dia todo, isso é fome. Acrescenta o cereal que sustenta, só o leite é muito pouco, pode colocar cereal que funciona, você vai ver.”

"Cereal na mamadeira é uma beleza, eles vão dormir mais e chorar menos - o que mais você poderia querer?"


Oferecer alimentos sólidos antes do 6 mês de vida pode causar alergias alimentares! Mas isso é ignorado pelos simpatizantes dos cereais, já que ele faz maravilhas para os seus filhos, não é?
 
Isso me preocupa, mas o que me deixa mais preocupada é uma outra questão – a saciedade dos bebês! Já é sabido que os bebês nascem com um mecanismo maravilhoso para saber a quantidade de comida que necessitam e, durante os primeiros meses, eles tornam a sua saciedade a partir do volume do que consumem. Esse mecanismo funciona perfeitamente e principalmente quando o bebê é amamentado com leite materno!
Adicionando os cereais ao leite esse mecanismo fica descontrolado, pois, obriga-os a tomar enganosamente grandes quantidades de calorias, ou seja, ensina-lhes a comer demais, além disso, outro perigo que encontro são as crianças que se acostumam com o sabor doce desses cereais e exatamente pelo fato de alimentos muito doces serem inseridos na alimentação desde muito cedo, o paladar do bebê para o doce fica mais aguçado e a aceitabilidade de alimentos menos doces, como frutas, se torna mais difícil!
Esses produtos são apenas complementos, e, por terem o carboidrato como componente principal, já apresentam grande potencial de contribuir para a obesidade infantil, se consumidos diariamente ou em excesso!

Pode parecer exagero, mas não seria errado pensar que esta prática comum pode ter contribuído para a nossa geração ser a mais obesa na nossa história!


O bebê de fato não dorme mais se for acrescentado o cereal na mamadeira. Cientistas da Clínica Cleveland estudaram o efeito do cereal no sono e descobriu-se que a adição do cereal nada faz absolutamente nada em relação ao bebê dormir durante a noite. Mas as pessoas vão jurar o contrário. Eu suspeito que a razão das crianças em dormirem um pouco mais rapidamente ou de alguns bebês dormirem um pouco mais entre as mamadas seria o fato da digestão ficar mais lenta e mais pesada. Já que não há nenhuma evidência científica para isso, ou seja, a afirmação de que cereal na mamadeira vai ajudar o bebê a ter um sono aumento e mais tranquilo não pode ser comprovada.

Eu sei que pode ser tentador após a sua 16a noite sem dormir direito você pensar em cortar um buraco maior na mamadeira para adicionar cereal de arroz/milho. Mas isso não vai oferecer grande ajuda, o que pode acontecer é dar ao seu bebê um presente duradouro que ambos vão se arrepender!

E para você conhecer um pouco mais desses cerais, a equipe da Pro Teste – Associação de Defesa do Consumidor resolveu testar os cereais/mingaus vendidos nas prateleiras dos supermercados brasileiros. Foram testados 14 complementos alimentares à base de cereais para fazer engrossantes de leite (cereais)/mingaus sendo: arroz, milho, aveia e multicerais. O resultado foi alarmante. Nenhum produto é recomendado para crianças com menos de 1 ano de idade devido ao excesso de açúcar presente nas fórmulas analisadas. A única exceção é a aveia Quaker porque não é um preparado especial para mingaus.
Já todos os produtos da linha Mucilon testados se dizem recomendados a partir dos 6 meses de idade. Mas pela analise, verificou-se que devudi a quantidade de açúcar presente, esses cereais só são adequados para crianças bem mais velhas, acima de 4 anos! O Cremogema foi o que chamou mais atenção no teste, para os pesquisadores só deve ser consumido por crianças a partir de 7 anos, por ter o mais alto nível de açúcar entre os produtos avaliados.
O Cerealon de milho e o Neston 3 Cereais também merecem um alerta, apesar de no rótulo não estar indicando nenhuma idade específica, sabemos que esses produtos também são consumidos por crianças. Contudo, não são adequados para elas: além de ter excesso de açúcar, também apresentam excesso de sódio!

Por esses motivos, para uma alimentação saudável do bebê, os cereais na mamadeira são completamente não indicados, pois trazem malefícios para saúde e não acrescentam em nada, a não ser mais calorias que vão fazer o ganho de peso desnecessário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado por comentar!
O seu comentário será avaliado pela moderação e deve ser publicado em breve.