quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Papinha de maçã

A alimentação do bebê, deve ser feita a base de leite (da mãe de preferência) ou fórmula artificial até no mínimo o 1 ano de vida do bebê. E também pode ser incluídas frutas, verduras, cereais, leguminosas a partir do 6 mês de vida na alimentação complementar. Tudo isso gradualmente bem gradualmente.. Sempre optar por começar somente com as frutas e depois com a evolução ir para as verdurinhas, cereais, carnes e leguminosas! É um processo lento e que deve ser respeitado!

As frutas devem ser preferencialmente oferecidas cruas em sua forma in natura, pois assim os nutrientes e fibras estão mais preservados!

Hoje a papinha é de purê de maça, simples e fácil. Mas exige uma preparação!
Essa papinha fizemos na escola, para ser oferecida aos bebês do berçário, por isso foi feita em uma quantidade maior. Vou colocar a receita suficiente para 1 bebê.
Essa papinha é sucesso nesses dias de calor, colocamos um pouquinho na geladeira, só para sair da temperatura ambiente. Os bebês adoram, pois acaba sendo refrescante.



Segue a receita

Ingredientes:

2 maçãs
1 colher de chá de aveia em flocos finos

Modo de preparo:

Colocar 1 maçã para ferver na água, por 15 minutos, ou até a casca se partir.
Tire a maçã da água, espere esfriar um pouco. Retire a casca e também as sementes, corte em pedaços e coloque no liquidificador. A outra maçã (crua) você pode optar por descascar ou não (esse eu optei) e retire as sementes.
Bata no liquidificador e acrescente aveia. Esta pronta.
No lugar da aveia você também pode optar por linhaça, chia, amaranto ou qualquer fibra que desejar!
Por ser manipulada, a papinha tem validade somente do dia! 

Você também pode variar as frutas como pera, mamão e banana!

Lembrando: é importante não acrescentar açúcar, pois as crianças estão em fase de descobrir o seu paladar por isso, é importante deixar os alimentos ao sabor natural a maçã só tem gosto de maçã sendo somente ela!
Não adicione açúcar as papas dos bebês ou mamadeiras isso é prejudicial!
As papinhas devem ser oferecidas sem bater no liquidificador, essa papinha é uma exceção para mudar a textura dos alimentos e deve ser oferecida esporadicamente!

Espero que faça sucesso ai também!

sábado, 11 de outubro de 2014

Atividade de Educação Nutricional - Mão na massa!

Que tal as crianças colocar a mão na massa e modelar os pãezinhos?

Nessa atividade nos fizemos a massa do pão e depois foi repartido em pedaços menores e as crianças foram orientadas para fazer o nome ou a letra inicial do nome..Claro que foi uma festa né? hehe

Super se divertiram e depois nós comemos! Pão bem quentinho e com a letra do nome!

Essa receita não é difícil, é do site da vovó Palmirinha!

Ingredientes: 

Para o pão
2 tabletes de fermento
Leite, 1 copo
Óleo, 1 copo
Ovos, 5 unidades
Sal, 1 colher (chá)
Açúcar, 5 colheres (sopa)
Farinha de trigo, 1 kg (Também pode ser utilizada farinha de integral ou metade da farinha de trigo integral)

Para a calda (se desejar) Pode diminuir a quantidade de açúcar também!
Leite, 1 xícara
Açúcar, 1 xícara
Coco ralado, 100 g

Modo de preparo:
1.(Calda) Em uma panela, coloque o leite e o açúcar. Ferva por, aproximadamente, 2 a 3 minutos. Guarde essa calda fria para passar sobre os pãezinhos.
2. Esfarele o fermento em um recipiente e adicione o sal. Dissolva. Acrescente, então, todos os líquidos da receita.
3. Acrescente o açúcar e a farinha ( nunca coloque a quantidade total de farinha, o segredo é saber ir colocando aos poucos até achar o ponto da massa). Mexa com uma colher até incorporar os ingredientes.
4. Em seguida, sove a massa com as mãos até que fique lisa, e deixe-a descansar por 20 minutos.
 5. (Nesse ponto, nós fizemos as letras e não os nós dos pães!) Aqui você pode escolher como modelar a massa! Vou deixar a explicação da receita
Depois disso, enrole cordões com pedaços da massa, como um nhoque. Passe uma ponta por dentro da outra, formando um nó. Coloque em uma assadeira retangular, untada e polvilhada, e deixe dobrar de volume. Leve ao forno, preaquecido a 150°C, por 15 a 20 minutos e, a seguir, 180°C a 200°C por mais 10 minutos. Após assar, passe pelo leite e pelo coco ralado.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Palitinhos de Frutas

Já pensou em usar os palitinhos de frutas para decorar sua festa? Nesse aqui as frutinhas escolhidas foram: Abacaxi, morango, banana e uva!
Eles dão um charme especial! E além de tudo são saudáveis!

Como decoração, você pode optar pela tema escolhido para enfeitar os palitinhos ou até mesmo deixar sem nada, por serem coloridos já chamam bastante atenção!
Se for usar a banana, não se esqueça de espremer uma laranja ou um limão nas rodelas já cortadas. Elas evitaram que a fruta escureça!
Chame a criançada para montar, é alegria garantida!

domingo, 28 de setembro de 2014

Bolo de Fubá com Goiabada

Não sei vocês, mas se tem uma coisa que eu adoro é um bolo de fubá!
Aquele cheirinho de bolo de fubá no forno é muito gostoso..

E com goiabada hum.. que combinação!
Vou deixar aqui a receita para quem quiser fazer, é um bolo rápido e sem segredos!



Ingredientes:

1 ovo
1 copo (americano) de leite
1 copo (americano) de fubá
1 copo (americano) de açúcar demerara (pode ser mascavo tbm)
1/2 copo (americano) de óleo
1 copo (americano) farinha de trigo (você pode substituir por fécula de batata)
1 colher de fermento em pó
Goiabada em pedaços (utilizo goiabada do mercado)

Modo de preparo

Misturar no liquidificador, o ovo, o leite, o óleo, o açúcar, o fubá e bater bem
Depois coloque esta mistura numa tigela, e misture com a farinha ou a fécula de batata e o fermento em pó, e se quiser pode misturar aqui uma pitada de erva-doce.
A seguir coloque em forma untada com manteiga e farinha, ponha um pouco da massa, e camadas de goiabada, faça este processo várias vezes, até acabar com a massa por cima. Levar ao forno quente, por 30 a 40 minutos.

Pronto.. é muito gostoso comer ele quentinho ou morninho, pois a goiabada vai derreter!

OBS: Para maiores de 1 e 2 anos, por conter açúcar.

Bom domingo!

domingo, 21 de setembro de 2014

Biomassa de Banana Verde

Para que serve?
É rica em vitaminas como: A e complexo B, também tem muitos minerais como: cálcio, fósforo e potássio. Mas o melhor é rica em amido resistente! E tudo isso contribui para muitos benefícios nutricionais e pode ajudar no controle do nosso metabolismo.
O Amido Resiste é um tipo de fibra que nosso corpo não consegue digerir e então é fermentado por nossas bactérias benéficas ( no intestino), e isso vai manter a integridade da mucosa do intestino que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas! Ou seja melhora a nossa imunidade.
Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarreia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.
Mas não é só isso, ela ainda ajuda no controle da saciedade, reduz absorção de gordura e é considerada um alimento de baixo baixo índice glicêmico.
Resumindo, ela é maravilhosa! A Biomassa de banana verde é considerada um alimento funcional e pode ser utilizada para toda família! Seu consumo deve ser aliado ao consumo de água durante o dia, pois como toda fibra para exercer bem seu trabalho necessita de muita água.



Quanto consumir por dia?

O ideal é consumir 1 quadradinho de gelo de biomassa por dia ou 1 colher de sopa. Mas é necessário observar o seu organismo.

Fica com gosto de banana?
Não fica com gosto de banana nem cheiro

Onde acrescentar na minha alimentação e do meu(s) filho(s)?
Ela pode ser adicionada ao preparo de bolos, sopas, tortas ou batido com outras frutas, também pode ser utilizada em receitas doces e salgadas

Modo de preparo:


1 - Compre bananas verdes beeem verdes que não sejam de Supermercados (pois bananas para mercado sofrem o processo de amadurecimento). Dê preferência a bananas orgânicas.
2 - Separe as bananas como na foto e lave-as 1 a 1
3- Coloque em uma panela de pressão com casca, mas um detalhe, só coloque as bananas depois que água já estiver fervendo e as bananas precisam estar cobertas de água.
4- Deixe na pressão por 10 minutos, depois desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Não abra a panela nem coloque em baixo da torneira para pressão sair mais rápido.
5- Retire as cascas com cuidado, coloque as bananas em um liquidificador ainda quentes.
6 - Para bater se necessário, acrescente água, bata até obter uma pasta lisa e pronto!
7- Você deverá congelar a pasta, eu utilizo sempre as forminhas de gelo ou potinhos com tampa. Se tiver mais de 1 forminha de gelo você poderá colocar e depois quando congeladas pode retirar da forminha e guarda no saquinho para não ocupar espaço!

domingo, 14 de setembro de 2014

Sorvetinho de Banana com leite de coco e coco ralado

O que teve de sobremesa hoje na sua casa? Aqui aproveitando o calor teve um sorvetinho cremoso de banana com leite de coco e coco ralado! Hum mto gostoso!
E o melhor é que não tem conservante, não tem corante e muito menos açúcar!
Nada me
convence que o que é industrializado seja mais gostoso do que feito em casa. Especialmente para quem tem crianças, deve sim preferir alimentos caseiros!

Para quem se animou em fazer, ai vai a receita!

Ingredientes:
- 4 bananas maduras da sua preferência
-Leite de coco
-Coco ralado
(Aqui você pode variar os ingredientes, como colocar um iogurte, ou trocar a fruta e pode acrescentar chia ou linhaça)

Modo de Preparo:
Descascar a banana e picar em rodelas grandes, colocar em um saquinho para congelar. Tem que esperar a banana ficar completamente congelada.
Pegue as bananas congeladas e coloque no liquidificador, vá adicionando o leite de coco que assim ajuda a bater e você pode escolher a consistência, se quiser mais creme adicione mais leite de coco se quiser mais durinho adicione menos leite de coco e por último acrescente o coco ralado.
Pronto
Se você preferir pode deixar um pouquinho mais no congelador para ficar mais durinho e gelado..
OBS: Não rende muito

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Fazendo Massinha na Escola

Como nutricionista que trabalha em Centro de Educação Infantil, preciso sempre estar pensando como apresentar as frutas e motivar o seu consumo, nessa atividade fizemos massinhas caseira, antes do lanchinho da tarde! Só fizemos duas cores, vermelha e verde, só utilizei produtos caseiros, como farinha de trigo, sal, vinagre, água e corante alimentar, foi um sucesso. Fiz uma rodinha na sala com as crianças perto de mim e fui apresentando todos os ingredientes para eles, alguns até experimentaram a farinha com o dedinho. Sempre acho interessante deixar as crianças pegar os ingredientes, já que eles são sempre muito muito curiosos hehe e assim também trabalho textura e sabor de brinde! Então fui misturando os ingredientes perto deles até chegar na textura que eu queria e depois fui distruibuindo nas mãos deles. Foi uma delícia.. eles aproveitaram bastante nossa atividade! Só um detalhe as mão ficam coloridas, pois o corante solta uma pouco, mas nada que água e sabão após atividade não resolva! A massinha é comestivel, mas claro que eu combino com eles que não é para comer, porém se acontecer algum acidente já sei que não vai fazer mal.
Do mesmo modo que fiz com as crianças na escola, também pode fazer em casa com a criança, geralmente toda criança gosta muito de brincar de massinha e dá para trabalhar muita coisa com eles fazendo a massinha.
A receita é fácil

Ingredientes:
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de vinagre
1 colher de sopa de óleo
1/2 xícara de sal
200ml ou 250mls de água aproximadamente (é aos poucos que se coloca, até achar o ponto da massa).
Corantes alimentícios líquido utilizamos o vermelho e verde, desse que tem no mercado ou casas de produtos alimentares. Mas claro, você pode utilizar a cor que desejar.

Modo de preparo:
Primeiro misture a farinha e o sal, misture bem esses dois com as mães, em seguida coloque a colher de óleo e vinagre e já pode ir colocando a água, mas é aos poucos!! Só assim você vai sentir o ponto da massa, que é quando ele não gruda mais na mão e massa fica lisa! Depois disso é só ir acrescentando o conrante, se você desejar, aqui pode dividir a massa e fazer duas cores, ou mais!
Vá colocando o corante e misturando bem a massa, coloque até o ponto que desejar a cor!


É simples assim!

Se fizer ai, me conte!
: -)


Toddynho - Diga não!


Parece inofensivo, mas não é!
Supermercados estão recebendo um ofício determinando o recolhimento de um lote de Toddynho. O motivo? É a suspeita de intoxicação exógena, que seria a contaminação por substância química, os consumidores perceberam a alteração no sabor e odor do produto, além de sensação de ardência na boca e náuseas após consumo! Lembrando que esse produto é praticamente destinado a crianças e adolescente, é inaceitável o que aconteceu!
E não para por ai.. o rótulo nutricional desse produto também não é nada agradável. Possui 29g de açúcar em uma unidade de 200ml que é absurdamente alto, ou seja é um produto altamente calórico - de calórias vazia! Além de possuir muitos aditivos químicos!
Me lembro até hoje de quando criança, ter passado muito mal ao tomar um copo desses achocolatados prontos de 1 litro, quando a minha mãe despejou o conteúdo em uma garrafa por desconfiar do que estava dentro, nós tivemos um susto e tanto.. o produto estava com bolor no fundo da embalagem, depois disso, nunca mais entrou em casa! Muito cuidado com a praticidade de oferecer um achocolatado pronto ao seu filho..além de ser um produto altamente calórico, não trás benefícios nenhum a saúde muito pelo contrário, ele pode contribuir com o excesso de peso!
Você pode utilizar cacau em pó para fazer o leite, esse produto é encontrado em casas de produtos naturais ou mercados municipais! O cacau é chocolate de verdade e pode ser adicionado aos poucos no leite! É um alimento altamente saudável, por ser rico em polifenois contribui para a saúde do coração! Diga não aos achocolatados industrializados!!

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Semana Mundial do Aleitamento Materno - Leite fraco



Semana Mundial do Aleitamento Materno!

Para começar bem a nossa semana, gostaria de dar os parabéns para as mães que amamentam seus bebês! Sabemos que essa tarefa não é fácil e exige muita dedicação e informação! Também gostaria de parabenizar todas as mães que tentaram e que de alguma forma não tiveram sucesso.. todo meu apoio a vocês, e vamos tentar sempre melhorar a amamentação, a ajuda de um profissional da área da saúde é extremamente importante e juntas somos mais forte!
 

A pergunta mais ouço: Meu leite é fraco? 

 

Não! O leite nunca é fraco.. isso é comprovado cientificamente! A mãe natureza é muita sábia, nos deu o dom de produzir leite e amamentar nossas crias! O que causa essa preocupação é a aparência do leite, mas isso muda conforme a fase da amamentação, nos primeiros dias o leite é geralmente em pequena quantidade e se chama: Colostro é um leite concentrado, nutritivo e com muitos anticorpos. É a primeira vacina do bebê!! No começo da vida é muito importante que ele receba o colostro a toda hora. Além de dar proteção, ajuda a treinar o jeito de mamar. Com o passar do tempo, o peito produz um leite adequado às necessidades e à idade do bebê, mudando de aparência conforme a duração da mamada. No início ele é mais aguado e ao final da mamada é mais gorduroso.

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Semana Mundial do Aleitamento Materno

A semana mundial do Aleitamento Materno, começa só amanhã!
Mas estou me adiantando para dar boas vindas a essa semana tão especial!
A amamentação é mais fácil quando as mães têm informações sobre as práticas saudáveis para ela e para os seus bebês, incluindo a importância do aleitamento exclusivo durante os primeiros seis meses de vida!
Mesmo quando existem obstáculos, a amamentação pode ser mantida, sim é possível! Principalmente se as mães receberem a compreensão e apoio dos familiares, dos amigos, da equipe de saúde!

Para essa semana, vou me dedicar exclusivamente ao tema da amamentação!

E para quem já está AMAmentando.. desejo a vocês muito leite materno com amor! <3

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Massa Nutrititva - Acescentando cenoura!

Olá pessoal!
Esses dias me bateu uma vontade de comer uma torta salgada! Então pensei, porque não fazer? 
Decidi fazer uma mudança na receita que tenho, sempre tentando deixar mais saudável e nutritiva..Então acrescentei a cenoura na massa e olha que cor linda que ficou minha torta? Não achei que o gosto foi alterado! A partir de agora vou colocando sempre alguma verdurinha na massa!


Receita

2 ovos inteiros
1/2 xícara de óleo (uso de girassol)
1 copo de leite (mas pode substituir por água morna)
1 xícara de farinha de trigo (pode ser integral)
1 1/2 xícara de aveia em flocos finos
1 pitada de sal
1 colher de sobremesa de fermento químico (yoki)
1 cenoura média

Modo de preparo da massa

Bata no liquidificador os ingredientes líquidos e depois acrescente a cenoura. Em uma vasilha acrescente os ingredientes secos e vá mexendo com uma colher, por último acrescente o fermento, mexa de leve até se dissolver na massa. Você vai perceber que a massa não fica muito durinha. Seu ponto é mais liquida.

Recheio (Aqui você pode variar de acordo com seu gosto!)

Peito de frango desfiado
Palmito
Ervilha (congelada) as ervilhas de lata trazem muito conservante
Milho (congelado) 
Tomate picado
Cebola picada
Creme de leite fresco - Usei 3 colheres de sopa cheia para dar cremosidade no recheio
Pitada de sal

Para montar na assadeira eu acrescento primeiro parte de massa, dai coloco todo o recheio e por último jogo o restante da massa para cobrir todo o recheio e salpico orégano.

Hum, fica mt bom!
Dá próxima vez vou fazer de beterraba!

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Qual é a quantidade que o bebê precisa para se alimentar?



Essa é uma preocupação geral, se está alimentando de mais ou se está alimentando de menos uma criança!
Esta preocupação levou a orientações "científicas" de quantas colheres de chá de que tipo de alimento a oferecer, e qual a frequência. O que podemos entender é que as necessidades dos bebês são diferentes, e que o mesmo bebê pode ter necessidades diferentes, dependendo do que está acontecendo em um determinado dia e horários e colheradas rígidas podem não ajudar.
As crianças precisam de constante mudanças e isso vai modificar a quantidade de alimentos que deverá ser oferecido.. Por exemplo um bebê mais agitado ou um bebê no pico de crescimento e desenvolvimento vai se alimentar de forma diferente de um bebê menos agitado e isso influencia a quantidade de calorias que ele irá receber. Também podemos dizer que a temperatura influencia no nosso apetite, pois em temperatura muito quente comemos um pouco menos em relação a temperatura muito fria, outro ponto a se observar é se o bebê/criança está doente ou com um dentinho nascendo, cada bebê tem a sua necessidade! E o que é para o bebê x é diferente do que seria para o bebê y.
Bom, mas se é tudo relativo, como podemos decidir o quanto é ideal para se alimentar uma criança? Ao que parece difícil, na verdade é fácil, pois, felizmente, os bebês nascem com um mecanismo interno muito sofisticado para determinar o quanto eles precisam para crescer e desenvolver! Os bebês saudáveis dadas a escolha certa de alimentos saudáveis tendem a comer a quantidade certa, Ufa!
O que nós precisamos é estar atentos a isso, o papel dos pais é aprender a conhecer os sinais e não a impor o quanto a criança precisa comer.
As crianças quando maiores são mais fácil para os pais, já que podem falar ou fazer sinais para indicar: "Estou satisfeito!". Quando menores, as crianças utilizam outras habilidades para nos dizer isso, pois os bebês usam seus corpinhos para passar a mensagem, podem mexer os pés, a cabeça ou agitando o corpo. Quando o bebê entra na fase da alimentação complementar, na hora de dizer que está com fome ele vai inclinar-se para frente ou abrir a boca, e quando já não estiver mais com fome, vai fechar a boquinha, virar de lado, ou se inclinar para trás, podendo também empurrar a colher para longe!
Os sinais dos bebês mais novinhos, podem ser mais silenciosos, por exemplo um recém-nascido quando satisfeito, tende a empurrar o mamilo para fora da boca, ou simplesmente adormecer.
Esse mecanismo de saciedade no bebê funciona muito bem obrigado! Mas ele pode ser enganado, imagine a situação, um bebê já deu todos os sinais de que está satisfeito, porém os pais acham que a quantidade que o bebê comeu foi muito pouco, então tentam forçar o bebê a continuar comendo, e isso é um péssimo exemplo, pois os bebê podem perder a confiança em seus próprios sinais de corpos.
Outra forma comum de enganar a saciedade do bebê é acrescentar os cereais na mamadeira (mucilon, neston, farinha lactea etc.) e já falei sobre isso aqui no blog. Esta prática não é recomendada, os bebês vão ganhar mais calorias do que eles necessitam, e isso pode confundi-los e levar a luta ao longo da vida com o peso. Para crianças mais velhas, esse mesmo exemplo é valido para os junk food (comidas industrializadas) já que esses alimentos tem quantidades altíssimas de calorias e também conservantes, corantes e muitas outras coisinhas desnecessárias!
Bom, para a felicidade dos pais há várias maneiras de saber se vocês estão alimentando bem uma criança, sempre acompanhar o seu desenvolvimento,  se a  criança brinca, corre, dorme bem é um bom sinal. Os bebês que não estão recebendo o suficiente tendem a ser mais irritáveis ou mais desanimados/apáticos (é claro que muitas outras coisas que podem torná-los assim). No geral os bebês devem fazer urina regularmente de 6 a 8 vezes por dia e é importante verificar se o bebê ficar até 8 horas sem urinar, vale a pena levar para um check-up, pois pode ser sinal de desidratação e isso é extremamente perigoso.
Respeitar a saciedade do bebê é algo que não vejo muitas pessoas fazendo e sempre achando que a criança não comeu o suficiente, devemos começar a respeitar sim a saciedade, uma vez que esse mecanismo é algo natural e instintivo que devemos manter a vida toda! Por isso a quantidade que o bebê precisa para se alimentar, ele deverá dizer! E se como pais ou cuidador poder dar esse prazer a criança vai poder vê-lo crescer e desenvolver com respeito!

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Mãe, o que tem de bom no seu leite?


O leite materno é adequado para o bebê porque contém uma composição adequada  em nutrientes, como proteínas, carboidratos, gorduras, minerais e vitaminas, que garantem o  crescimento e desenvolvimento ótimos !
O aleitamento materno exclusivo, e, à livre demanda, sem a suplementação de água ou  qualquer outro componente alimentar, garante adequada hidratação ao bebê, o  leite materno contém toda a água necessária à saúde do bebê.





Cada mãe com o seu filhote: O leite humano difere do leite de outros mamíferos, como, por exemplo, coelhos, que contém altas  quantidades de proteínas, para assim pode proporcionar o rápido crescimento, e nas baleias o leite é  rico em gordura a fim de garantir a sobrevivência em águas frias. Para os bebês o leite humano é adequado suficiente em sua composição é a única para atender as  necessidades da nossa espécie.

O leite materno recebe diferentes denominações em sua composição, de acordo com o estágio de lactação:


O colostro (3 a 7 dias): É um fluido espesso, amarelado, esse é o famoso “leite aguado” que algumas mães chamam, por possuir aparência clarinha, ele tem essa cor justamente por ter alta concentração de caroteno, além de possuir alto conteúdo em minerais: sódio, potássio e cloreto,  esse é o primeiro leite, ele é importante pois atua no estabelecimento da flora intestinal e protege o bebê contra infecções (*) e apresenta efeito laxativo (solta o intestino), por isso ele auxilia na eliminação  do mecônio.  * Esse leite tem elevada concentração em imunoglobulina que conferem ação protetora ao leite materno (que nenhum leite artificial pode oferecer)   é extremamente importante, pois o sistema imune da criança que ainda não está completamente  desenvolvido nos primeiros meses de vida.
Seu volume é baixo e pode variar em torno de 2 a 20 mL/mamada, mas mesmo pouco é suficiente para satisfazer as  necessidades nutricionais do recém-nascido nesse período. A natureza é tão sábia que fez em quantidade certas para o volume do estômago do bebê, pois a capacidade gástrica de um recém-nascido suporta cerca de 7ml, passando para próximo dos 70ml na segunda semana de vida e assim vai aumentando conforme o peso



O leite de transição: É produzido geralmente entre  7 dia ao 15 dia de lactação.  Nesta fase o conteúdo  do leite vai sofrendo modificações em sua composição e volume, até atingir um volume estável !


O leite maduro: A partir de 15 dias após o parto e tem volume e  composição estáveis, seu volume médio é de 700 a 900 ml/dia, nos primeiros 6 meses, cerca  de 600 ml/dia no segundo semestre.


Nutricionalmente Adequado: O leite materno contém minerais, como cálcio, fosfato, sódio, magnésio, cloreto, ferro, cobre e manganês.  As vitaminas hidrossolúveis presentes  no leite materno são: vitamina C, tiamina, riboflavina, niacina, piridoxina, folato, pantotenato,  biotina e vitamina B12.  Já as vitaminas lipossolúveis presentes são: vitamina A, D, E e K. A quantidade ofertada para o bebê é especifica para o bebê, ou seja não existe leite fraco, todas as mulheres, até  mesmo as desnutridas leves, produzem leite com a composição nutricional,  capaz de satisfazer as necessidades do recém-nascido nos primeiros 4 a 6 meses de vida. 


Digestão facilitada: O  tempo de digestão e esvaziamento gástrico com o leite materno é menor, ou seja o leite materno é digerido mais facilmente quando comparado com outros leites e isso se deve a  relação proteína/caseína  do soro do leite materno resulta na formação de um coágulo gástrico que facilita todo esse processo.

Formação da flora intestinal: A lactose é o principal carboidrato encontrado no leite humano. Além do papel nutricional, a lactose  facilita a absorção de cálcio, zinco, ferromanganês e ajuda na formação da flora intestinal do bebê


Gorduras essenciais: As concentrações de gordura se modificam de forma quantitativa  e qualitativa em relação à dieta materna, bem como ao longo da mamada, de forma que o leite  final apresenta 4 a 5 vezes mais gordura que o leite do início da mamada , por isso, é sempre importante esvaziar a mama completamente até passar para outra mama. O leite materno pode apresentar os ácidos graxos essenciais, ácido araquidônico e o ácido  docosa-hexaenoico que são chamadas gorduras boas  e um baixo percentual de ácidos graxos saturados e ácidos graxos trans

Menor potencial alergênico: O leite materno tem a A ß-Lactoglobulina é uma proteína  com alto potencial alergênico, sua quantidade se mostra baixa, porém no leite de vaca é predominantemente. A mãe pode diminuir essa quantidade de acordo com a ingestão de leite de vaca e derivados em sua alimentação .


Resistência a Infecções: Além da composição adequada em nutrientes, o leite humano possui outras substâncias que atuam  na defesa do organismo do bebê. Alguns estudos apontam para maior resistência a infecções, como diarreias  e doenças respiratórias, em crianças amamentadas comparadas àquelas não amamentadas. Dessa  forma, devido à sua capacidade protetora, o aleitamento materno é capaz de reduzir a morbidade e  mortalidade.


Defesa: O leite materno contêm componentes celulares que participam da defesa  do organismo: macrófagos, leucócitos e linfócitos. Além de imunoglobulinas, lactoferrina,  lisozima, diferentes fatores  que desempenham basicamente funções de defesa contra agentes infecciosos, efeito  bacteriostático e bactericida, inibição da atividade viral, além de promover o crescimento da  mucosa intestinal, aumentando a resistência a infecções.


Memória imunológica: A mãe transfere para o lactente, via leite materno, a sua  “memória” imunológica relativa a contatos com agentes enteropatogênico.

Fatores de proteção: A maioria dos fatores protetores presentes no leite materno está presente em baixas quantidades ou  até mesmo ausente no leite de vaca ou em fórmulas, o que intensifica a importância das pesquisas  sobre os fatores presentes no leite materno.


Mais sustância: A lactoferrina, uma glicoproteína ligante de ferro, está presente no leite humano, sendo  particularmente maior no colostro. Estudos apontam sua função na absorção do ferro do leite materno.


Mãe, seu leite é tudo de bom e não existe igual para o seu bebê!

Amamente seu bebê exclusivamente até o sexto mês de vida, dando continuidade até os dois anos ou mais!


Referências: 
ACCIOLY, E.; SAUNDERS, C.; LACERDA, E. Nutrição em obstetrícia e pediatria. Rio de
Janeiro: Guanabara Koogan, 2010, pp. 282-283.
BRASIL. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Banco de leite humano: funcionamento, prevenção e controle de riscos. Brasília, 2008.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DE SAÚDE.
Dez passos para uma alimentação saudável. Guia alimentar para crianças menores de 2 anos.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. Promovendo o Aleitamento Materno.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Brincando com os alimentos

Sabe aqueles desenhos lindos nos pratinhos que sempre aparecem por ai? 
Pois é, eu sempre tive dificuldade para fazer, mas acho incrível quem tem habilidade para enfeitar o prato!
Essa é uma ótima tentativa de chamar atenção das crianças e fazer com que elas sintam vontade de comer! Por isso, é importante usar alimentar nutritivos!!


Esse "ursinho" no prato é realmente fácil de fazer!
Eu fiz assim:
1 fatia de pão integral
50 g de castanha do pará + nozes
1 colher de café de cacau em pó
1/2 colher de café de açúcar demerara
Uva
Mixirica

Eu usei o processador para bater as castanhas e as nozes, demorou um pouco (uns 10 - 15 minutos) com isso virou uma pastinha, logo depois acrescentei o açúcar e o cacau em pó e deixei mais um pouco no processador, depois retirei e fui passando no pão e fui enfeitando!
Não rendeu muito, mas também não coloquei muitas nozes e castanhas..
Se quiser pode adicionar mel no lugar do açúcar e também pode comer sem o chocolate em pó! Vai da sua preferência!

As oleaginosas (castanhas + nozes) são ricas em vitamina E, que  protegem a pele e ajudam a dar fluidez às membranas de todas as células, inclusive do cérebro! Seu outro benefício é que contribuem com doses de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, saudáveis para o coração! OBS: Crianças muito pequenas e pessoas alérgicas devem ficar atentos, e só consumir com autorização do nutricionista, pediatra ou alergista.

 

Tente fazer na sua casa e depois me conte como foi! :)



domingo, 18 de maio de 2014

Gordinhos mas subnutridos.




Esse mês, fiz as avaliações nutricionais das crianças nas escolas em que trabalho com assessoria, minhas crianças tem idade de até 5 anos ou seja são bem pequeninhas! Mas confesso que os resultados me deixaram muito assustada, muitas crianças apresentaram sobrepeso ou obesidade o que me deixou muito triste! Crianças que não tem 5 anos já com sobrepeso, é uma situação muito complicada! Em todas as escolas que trabalho as crianças tem direito alimentação, que é preparada no local, ou seja é uma alimentação saudável e balanceada e também sempre cuido muito com a quantidade de açúcar que vai ser oferecido para as crianças, por isso evito de colocar preparações doces que não são saudáveis e acrescentar muitas frutas e vegetais ao longo do dia, mas o que torna realmente difícil o nosso trabalho na escola, são os “presentinhos” que as crianças levam diariamente com elas para a escolinha! Comecei notar que muitas crianças ganham dos pais, produtos alimentares como suco de caixinha, balas, bombons (doces em geral) e mesmo não sendo permitido, alguns pais mandam! Ou também vejo na saída da escola e isso é bem comum os pais oferecendo esses produtos ao seus filhos.. E o que me faz pensar, como será alimentação dessas crianças em casa? Será que os pais sabem o que estão oferecendo ao seus filhos? Vivemos em uma cultura de que crianças tem que comer doces ou que precisam de açúcar ou que um pouquinho não faz mal a ninguém e assim estamos com muitas crianças com sobrepeso ou obesidade em idade precoce!
Eu acredito que os pais não sabem realmente o que estão oferecendo ao seus filhos, não sabem que é isso é uma das maiores armadilhas com as crianças é que eles estão mantendo os níveis de açúcar no sangue da criança ligeiramente elevada durante todo o dia, com doses regulares de má qualidade, alimentos refinados e bebidas (de alto teor calórico/baixa densidade de nutrientes), como refrigerantes, sucos (industrializados ricos em açúcar) , e "salgadinhos", tais como chips, bolachas recheadas, biscoitos, etc..

E sabe quais as consequências que isso pode ter para as crianças?
Esta prática tem três consequências principais: oferecer as crianças "doses" regulares destes alimentos ou bebidas entre as refeições ao longo do dia pode manter o seu sinal de fome verdadeira desligado, por isso são mais relutantes em comer os alimentos das refeições mais saudáveis.
Comer alimentos com "açúcar" como estes durante o dia ( quase todos os dias/ todos os dias) pode alterar os seus paladares e fazer com que percam os seus gostos para outros sabores no espectro, especialmente para o amargo, então os pobre vegetais um pouco mais amarguinho.. não são mais palatável, tornando o seu consumo muito baixo ou inexistente.
Estes alimentos são muito calóricos, pois são ricos em açúcar e gorduras e isso pode resultar nas crianças que comem muitos deles uma tendência a ganhar mais peso do que necessário. Além disso, esses alimentos causam um aumento rápido da glicose, o que desencadeia um aumento correspondente de liberação de insulina, comer um monte deles pode fazer esse ciclo instável e em muitas crianças acabam comendo até mais do que querem, pois estas crianças estão acima do peso, mas seus corpos são muitas vezes carente de certos micronutrientes, já que a qualidade do que estão comendo é tão pobre! Por isso são superalimentados, mas subnutridos.

Para os pais que estão atentos em oferecer uma alimentação de qualidade para seus filhos, algumas orientações que podem ajudar!

  • Sirva água em vez de refrigerante ou suco para "ligar" os seus apetites naturais. Lembre-se sempre para hidratar é somente água.
  • Pense em refeições que possam equilibrar os nutrientes melhor! Faça refeições saudáveis em casa ou onde estiver, procure sempre oferecer frutas e vegetais para as crianças.
  • Coma menos alimentos com ingredientes artificiais ou químicos (nenhum é melhor!). Torne-se um detetive dos rótulos: Se você não pode pronunciá-lo, não coma! Se a lista de ingredientes é muito longa, encontre um outro produto com uma lista mais curta. Um biscoito não pode levar mais do que 4 ou 5 ingredientes e se aparecer 13  -  Fuja desse produto!! 
  • Melhore a qualidade de seus alimentos: Comece trocar alimentos altamente refinados e processados para alimentos mais integrais, comece trocando especialmente os "brancos": açúcar branco, farinha, arroz para trocá-los para os mais "pardos " ou menos refinados, como são os produtos integrais de grãos. Esta mudança vai reduzir automaticamente a quantidade total de açúcar, sal e gordura de má qualidade, e assim aumentando a fibra (falta na dieta da maioria das crianças) , na sua família por um percentual significativo .
O trabalho é realmente lento e gradual, é difícil tirar o hábito de oferecer doce as crianças (mesmo que não diariamente), mas não é impossível! Com força de vontade e muita paciência é possível notar transformações incríveis e incluir hábitos saudáveis! O que não podemos é ignorar o fato de que crianças tão pequenas estão com um aumento de peso desnecessário!
O acompanhamento com o profissional nutricionista é muito importante para orientar e traçar resultados para melhorar a saúde da criança!

* Subnutrido = A subnutrição pode ser causada por uma alimentação deficiente em vitaminas e minerais.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Panquecas vitaminadas!

Que tal convidar as crianças para experimentar uma panqueca divertida e saudável, como a panqueca do Shrek?! Seus pequenos vão adorar ajudar na montagem das panquecas! Colorindo as panquecas com os vegetais, elas ficarão mais nutritivas, com mais vitaminas e minerais, além de nutrientes antioxidantes como antocianinas, clorofila e betacaroteno que auxiliam no bom funcionamento do organismo.



Ingredientes
- 250ml (1 copo do tipo requeijão) de leite integral
- 100g (5 colheres de sopa cheias) de farinha de trigo
- 1 pitada de açúcar
- 40g (1 colher de sopa cheia) de manteiga derretida
- 1 ovo
- 2 xícaras (chá) de espinafre para a panqueca do Shrek; você pode substituir o espinafre por 1 beterraba cortada em cubos médios (pequena) ou ou 1 cenoura cortada em cubos médios
- Sal a gosto

Modo de Preparo
1 – Bata todos os ingredientes no liquidificador, colocando a manteiga derretida por último. Bata mais um pouquinho para a manteiga incorporar.

2 – Em uma frigideira untada com manteiga faça as panquecas (tente não fazê-las muito grossas) em fogo médio.

*Opções de recheios:
- Carne moída colorida: carne moída (patinho, acém, alcatra), cenoura ralada ou em cubinhos e ricota ou queijo branco.
- Frango colorido: frango desfiado (sobrecoxa, peito), tomate, milho, cheiro verde, cenoura e ricota ou queijo branco.
- Primavera: legumes variados: espinafre, brócolis, abobrinha, cenoura, tomate, milho, cheiro verde e ricota ou queijo branco.

Sirva com molho de tomates frescos ou creme de espinafre (molho bechamel (branco) batido com espinafre).


Bom apetite!!!

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Receitinha de Biscoito de fubá com iogurte!


Essa receita foi adaptada de uma outra receita.
Explico: em uma das escolas que trabalho, levei muitas receitas de biscoitos caseiros! Eu não gosto de biscoitos industrializados principalmente para crianças (não gosto de estar oferecendo produtos industrializados) e quando eu sei que a cozinheira gosta de fazer na própria escola, eu aproveito e peço para ela fazer somente biscoitos caseiros! E dá muito certo, as crianças gostam muito! E a cozinheira adaptou uma das receitas para essa aqui que foi sucesso! 

Quer inovar na sua casa com uma receita de biscoito muito saboroso?
 Então anota ai os ingredientes e mão na massa!




Ingredientes: 
2 xícaras de farinha de trigo (pode ser integral)
1 xícara de fubá
1 1/2  xícara de açúcar demerara
2 ovos
2 colheres de sopa rasa de manteiga
1 copo de iogurte natural integral
1 colher de café de fermento

Modo de preparo:
Em uma bacia colocar o açúcar, ovos, manteiga e iogurte mexer até ficar um creme, depois ir acrescentando os secos (farinha de trigo e fubá) e por último acrescentar o fermento. A massa fica meio mole essa é a sua consistência (não espere ela ficar durinha) você pode pegar com um colher e ir colocando na assadeira o formato que desejar. Colocar em forno pré aquecido e assar por 20 minutos em potencia média.

Esperar servir, fica uma delícia!

Quem fizer, depois quero saber como ficou :)

sábado, 26 de abril de 2014

Meu bebê Gourmet!


Alguns estudos revelam que crianças que são alimentadas com alimentação branda ou alimentos sem sabor são crianças mais propensas a ter problemas com o peso. Ao contrário de uma alimentação com alimentos mais coloridos. A comida para bebê feita em casa é cheia de sabor, deliciosa, fresca e saudável e além disso podemos estar acrescentando acrescentando ervas e especiarias pois são uma ótima maneira de melhorar este sabor.




Segue algumas dicas sobre como alimentar seu bebê que pode ir de simples a um deleite culinário! :


*Introduzir ervas e especiarias entre os 8-10 meses. Mantê-lo simples para os primeiros meses.
*Adicione ervas e especiarias na etapa de cozimento. É melhor para misturar-se aos sabores na culinária e tornar-se mais sutil.
*Não polvilhe ervas e especiarias na comida antes de servir. O sabor assim será muito forte.
*De pouquinho vai ao longo caminho! Use ervas e especiarias com moderação. Como regra geral , adicione uma pontinha colher de café de tempero .
*Adicione ervas e especiarias apenas aos alimentos que você já tenha ofertado ao seu bebé. *Lembre-se da regra “um de cada vez”, essa regra serve para garantir que todas as alergias alimentares são detectados precocemente .
*Evite açúcar e sal. Há escolhas mais saudáveis e saborosas para adicionar aos alimentos do seu bebê.


Temperos, Ervas e Especiarias para seu bebê:

-Canela
-Hortelã
-Noz-moscada
-Orégano
-Salsinha e Cebolinha
-Alho
-Cebola
-Limão ou raspas de laranja
-tomilho
-manjerona
-manjericão

Nada melhor do que ter uma horta em casa, mesmo que pequena, nada se compara ao gosto de ervas frescas! Se tiver um espacinho na sua casa ou apartamento, utilize! Alguns vasos ou até mesmo garrafas pet podem ser utilizadas para esse fim! Caso não seja possível der preferência para comprar fresco (se possível orgânico). Aqui em Curitiba no Mercado Municipal encontramos várias opções para comprar, caso seja de outra cidade procure em Mercados Municipais, estes geralmente oferecem boas opções para você encontrar o que precisa! Cuidado se for comprar industrializado, algumas marcas utilizam conservantes e até mesmo o sódio e também não sabemos o processo de armazenamento, por isso não recomendo. Caso queria comprar industrializado pesquise uma marca que seja de confiança.